GRUPOS DE PESQUISA

GRUPO DE PESQUISA: DEMOCRATIZAÇÃO DA LINGUAGEM E ACESSO À JUSTIÇA

     O Grupo de Pesquisa "Democratização da Linguagem e Acesso à Justiça" é resultado da parceria do IDP (Instituto Brasileiro de Desenvolvimento, Estudos e Pesquisa) com a Defensoria Pública do Distrito Federal e propõe a simplificação da linguagem das peças jurídicas elaboradas pelo órgão, como ferramenta de democratização do texto jurídico. Por meio de uma comunicação assertiva e simples promoverá a celeridade das demandas, além de ampliar o acesso do cidadão à justiça.

      As atividades serão desenvolvidas conforme duas linhas de pesquisa: "Direto ao ponto" e "Linguagem visual", ambas coordenadas pela professora doutora Olívia Rocha Freitas, responsável por planejar, orientar e validar as produções textuais.

      O grupo contará com membros voluntários que aperfeiçoarão a redação jurídica, utilizando técnicas e instrumentos de elocução capazes de tornar o discurso mais objetivo e inteligível tanto para as partes interessadas quanto para o poder judiciário.

      Desse modo, o estudo se faz relevante por elevar o papel da linguagem como forma de interação social democrática e firmar um canal de interlocução mais efetivo na sociedade.


GRUPO DE PESQUISA: ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA E ORATÓRIA - IDP

     O Grupo de pesquisa "Argumentação Jurídica e Oratória" foi criado em 2015 pela professora Doutora Olívia Rocha Freitas no âmbito do Instituto Brasiliense de Direito Público, local onde ocorrem semanalmente suas reuniões, às sextas-feiras, entre às 11h40 e 13h.

     Tem como objetivo desenvolver a habilidade da argumentação e oratória, de forma teórica e prática, com foco nas atividades profissionais do estudante do curso de Direito de Graduação e Pós-Graduação.

     Em 24/09/2019 foi publicado o "Manual de Argumentação e Oratória" em que foram registradas as práticas realizadas durante o ano de 2018, bem como apresentados os estudos que embasam a pesquisa grupo.

Reuniões

Banner

Reuniões

 Fotos


Reuniões