PRODUÇÃO ACADÊMICA
Democratização da Linguagem e Acesso à Justiça
Não resta dúvida de que a linguagem tem sido percebida como elemento fundamental de comunicação entre os juristas, sendo a perspectiva de acessibilidade ainda mais presente no cotidiano.
Por essa razão, nasceu a necessidade de refletir e discutir a respeito do cenário de exclusão de linguagem em que se encontra o cidadão brasileiro, com o intuito de criar técnicas de elaboração textual capazes de atingir o público médio, democratizar a linguagem e promover, de fato, acesso à justiça.
Os resultados dessa pesquisa são embriões, publicados em 2022 neste e-book, visando fomentar a discussão sobre a temática, sensibilizar a área jurídica para a necessidade de inclusão social por meio da linguagem e ainda motivar os profissionais da área do direito a perceberem a riqueza da nossa língua e sua relevância na sociedade.
Manual de Práticas de Oratória
No ano de 2019, os membros do grupo realizaram pesquisas e estudos teóricos que culminaram em diversas atividades aplicadas aos alunos voluntários da Instituição. Algumas foram selecionadas e estão registradas neste documento.
O Manual possui cinco práticas que objetivam auxiliar os leitores a aprimorar sua capacidade de expressão e aumentar sua confiança ao falar em público.
Esperamos que essa seja uma contribuição valiosa não só para os discentes do IDP como também para profissionais que desejam ampliar seus conhecimentos práticos e teóricos relativos à oralidade.
Esta produção acadêmica tem o intuito de auxiliar os alunos de graduação a melhorarem o seu desempenho na fala em público.
1 - O impacto da boa oratória - capítulo destinado à oratória e às expressões corporais;
2 - O discurso arrebatador - trata do planejamento do discurso e da importância dos argumentos;
3 - Práticas vivenciais - exemplos de atividades que podem ser desenvolvidas para aperfeiçoar o orador.
Boa leitura!