PROJETO SOCIAL: Argumentação e oratória no Centro de Ensino Médio Setor Leste - DF

Apresentação

      O Projeto Social de Oratória e Argumentação para os alunos do Centro de Ensino Médio Setor Leste pretende desenvolver a autonomia e confiança dos jovens para falarem em público com grande desenvoltura e conquistarem seu espaço social por intermédio de conhecimentos técnicos da oratória.
      Este Projeto é de extrema importância, pois os resultados positivos de suas primeiras experiências à exposição pública dependem de suas habilidades de comunicação e interação social. Além disso, seus conhecimentos e destreza no manuseio da linguagem podem determinar o sucesso profissional.
    A argumentação facilitará na construção do raciocínio lógico do discurso oral já que a escolha correta de cada argumento validará uma tese, tornando-a consistente e convincente.
     Por esta razão, este Projeto vem apresentar uma possibilidade dos alunos do Setor Leste de aperfeiçoarem suas técnicas relacionadas à oratória bem como de sua estrutura argumentativa.

Calendário 2019

Atividades realizadas

2019


28/02 - Dinâmica de improviso (caixa surpresa)

      A primeira atividade prática realizada com os alunos do Projeto teve como objetivo a execução de uma dinâmica de apresentação, em que 10 alunos, de improviso, sortearam diferentes objetos em uma caixa e deveriam inclui-los em seu discurso.

      Esse exercício trabalhou a autoconfiança, a iniciativa, o estímulo ao raciocínio rápido e lógico. Ao final as três pessoas que apresentaram o melhor discurso receberam o reconhecimento dos demais e um prêmio.

     Como mediadores das atividades estavam presentes alunos do Grupo de Pesquisa "Argumentação Jurídica e Oratória" do IDP: Giovanna Cavalcante de Souza , Anderson Gonçalves Costa, Luiza Helena Alexander Anunciação, Lucas Pires dos Santos, Vinicius Arantes Leão, Nara, Vívian Costa de Sousa, Ismael, Cecília Noronha Cunha.

_____________________________________________________________________________

                                         14/03/2019 - Atividade da caminhada "O corpo fala"

       Nesta atividade os alunos realizaram uma prática de caminhada por 5 minutos, de forma aleatória, no palco do auditório do Setor Leste, e, durante esse período de tempo, procuraram identificar características de personalidade extraídas do movimento de cada colega.

      Após o exercício, foi possível verificar que muitos dos atributos expressos pelos alunos de maneira despretensiosa e natural foram captados por outros integrantes, deixando claro que a forma como o corpo se articula é percebida no ambiente de convívio.

      Os discentes ainda confrontaram a percepção de si, a imagem que possuem de si mesmos, com a análise do outro, fazendo um exercício de autoconhecimento. Por fim, foram exploradas as especificidades de cada um no sentido de perceber quais podem ser utilizadas a favor de um bom orador.

      


______________________________________________________________________________

                     28/03/2019 - Atividade de leitura performática "O jogo da interpretação"

      A atividade analisou a forma como os alunos interpretaram o texto de Collen McCallough:

"Existe uma lenda acerca de um pássaro que só canta uma vez na vida, com mais suavidade que qualquer outra criatura sobre a terra. A partir do momento em que deixa o ninho, começa a procurar um espinheiro-alvar e só descansa quando o encontra. Depois, cantando entre os galhos selvagens, empala-se no acúleo mais agudo e mais comprido. E morrendo, sublima a própria agonia e despende um canto mais belo que o da cotovia ou do rouxinol. Um canto superlativo, cujo preço é a existência. Mais o mundo inteiro para para ouvi-lo, e Deus sorri no céu. Pois o melhor só se adquire a custa de um grande sofrimento... Pelo menos é o que diz a lenda."

     Todos realizaram a leitura acima imprimindo a sua forma de manifestar o conteúdo e expressar suas emoções. Nesse exercício o texto deveria tocar a plateia de forma profunda a sensibiliza-la.

     Foram analisados os seguintes recursos utilizados para dar vida ao texto: Olhar, carisma, pausas e inflexões da voz, ritmo da fala, tom da voz, gesticulação, teatralidade, naturalidade, confiança, expressividade.


                                                       11/04/2019 - Atividade em 360º

       Os alunos foram instruídos a organizarem um texto autoral, com início, meio e fim, com o intuito de indicarem aos demais a leitura de um livro, filme, série, que se identificassem e gostariam de recomendar.

      Essa tarefa trabalhou o planejamento do discurso, pois os alunos tiveram 10 minutos para escolherem o texto a ser recomendado e estruturaram o início da fala, com uma breve apresentação, seu desenvolvimento e uma finalização bem marcada.

     O exercício limitou o tempo da fala, já que todos deveriam se ater a, no mínimo 1 minuto, e, no máximo, 3 minutos de manifestação oral.

      Por último, foi avaliada a capacidade do aluno de realizar sua comunicação no centro de um círculo, devendo prender a atenção de todos, sendo seu maior desafio se movimentar constantemente para contemplar todos os ouvintes e não ficar de costas, por muito tempo, para os membros da plateia.


                           25/04/2019 - Modulação da fala - minha voz, minha identidade


      A fala é um dos elementos de identidade do indivíduo e deve ser percebida por cada um como instrumento de valoração de um bom discurso.

      Assim, o ritmo, o tom, a altura, o timbre, a dicção e até mesmo o silêncio devem ser cuidadosamente utilizados para dar significado às palavras, cor ao discurso e destaque ao argumento de acordo com a conveniência do orador e necessidade do texto.

      Neste exercício, os alunos deverão fazer em conjunto uma leitura utilizando os artifícios de voz acima elencados, previamente estipulados pela professora - mediadora, com o objetivo de perceberem como o mesmo texto pode apresentar significados distintos de acordo com o tipo de elemento vocal escolhido para cada uma de suas partes.



                                        09/05/2019 - 5 dicas para desenvolver a Oratória

No momento em que as escolas públicas do DF estavam promovendo a Semana de Educação para a Vida, o grupo promoveu uma palestra contendo 5 dicas para uma boa oratória.

1 - Prepare o conteúdo de sua fala;

2 - Estude o seu público;

3 - Avalie seu discurso em função do tempo;

4 - Planeje seu texto;

5 - Improvise.



                                        23/05/2019 - A performance de palco


         Foi ofertado para os alunos um texto motivacional e solicitado que estes produzissem um discurso, na mesma temática, entre 3 a 5 minutos, com o intuito de todos avaliarem os seguintes critérios: postura, movimentação na sala, olhar, confiança, planejamento de discurso, coerência de fala, gestual e modulação de voz.

      A atividade foi realizada em sala de aula, um ambiente menor e mais afável, com o intuito de dar mais confiança ao aluno.

      Todos os participantes foram analisados de acordo com uma ficha técnica.


06/06/2019 - A batalha de Rap

       Em 06/06/2019. ocorreu uma batalha de Rap durante o Projeto de Argumentação e Oratória.

        A capacidade de improvisação dos alunos foi testada, assim como a desenvoltura destes ao falar em público.

       Como convidados tivemos rappers experientes que combateram na modalidade freestyle, com o intuito de difundir a palavra cantada, o discurso ritmado, com suas experiências culturais e expressões do hip hop.

       Agradecemos a todos pelo engajamento e à aluna monitora Cecília pela dedicação e organização.